EDUCAÇÃO PELA ARTE

COMO FUNCIONA?

A Educação pela Arte aparece como um modelo, não com o propósito de ensinar arte, mas de usá-la como meio educacional.

A educação não é algo que se aprenda, absorvendo-a do exterior, mas é algo que é intrínseco. Uma capacidade interna e inata de auto desenvolvimento.

O objetivo não são as artes, mas a Educação. Vemos nas artes as metodologias mais eficazes para se conseguir realizar uma educação integral em todos os níveis: afetivo, cognitivo, social e motor.

A educação pela arte não se refere ao ensino-aprendizagem de saberes teóricos ou de habilidades corporais, vocais ou musicais, mas atividades lúdico-expressivo-criativas, onde livremente o aluno se envolve em vivências estéticas autoeducativas.

“Cada um possui a faculdade de aprender e o órgão destinado a esse uso, semelhante a olhos que só poderiam voltar-se das trevas para a luz, deve voltar-se com toda a alma para o que há de mais luminoso no ser, aquilo a que chamamos o Bem! A Educação é a arte que se propõe este objetivo. Não em dar a vista ao órgão, que já a tem, mas encaminhá-la na boa direção.” PLATÃO

PILARES

NOSSOS PILARES PEDAGÓGICOS SÃO: APRECIAR. CONTEXTUALIZAR E PRATICAR

ABORDAGEM TRIANGULAR.

Fazer. A prática. Desenhar, pintar, esculpir, gravar, fotografar, performar, fazer instalações, ação, etc. Utilizar técnicas do fazer artístico, desde os modos tradicionais até a utilização das diversas tecnologias contemporâneas.

Apreciação. Observar a obra ou objeto de estudo em seus amplos aspectos críticos, estéticos, sensoriais, reflexivos, descobertas, etc.

Contextualização. Diz respeito ao contexto, nos aspectos históricos, antropológicos, psicológicos, políticos, biográficos, químicos, simbólicos, etc. Todo material relevante de acordo com a necessidade.

A abordagem não engessa as etapas em hierarquias, podendo variar suas sequências, o espaço e importância que cada etapa irá ocupar. Devendo variar de acordo com os objetivos do momento, podendo ser adequados pelo educador e tutor. Afinal, a educação é um objeto em permanente construção. Esses pilares didáticos estão baseados na arte-educadora Ana Mae Barbosa.

Produzir conhecimento, instigar, conhecer e compreender os contextos e significados, questionar, refletir e sentir através da abordagem triangular.

NOSSAS AULAS…

ARTEMISIA GENTILESCHI

aula – Artemisia Gentileschi

Indicado:

Adolescentes ou adultos

Tempo de duração: aulas em formato EAD são baseados no interesse individual.

Nível 1: leitura do texto base + vídeos = 1hora

Nível 2: leitura do texto base + vídeos + atividade prática = 2horas

Nível 3: leitura do texto base + vídeos + atividade prática + leituras complementares(saiba mais) = 4horas

Nessa aula iremos apreciar o trabalho da artista Artemisia Gentileschi refletir e instigar as conexões históricas e as percepções atuais destes trabalhos.

Estabelecer vínculos entre a história da arte e o momento atual.

Refletir sobre as buscas e interesses contemporâneos pela arte e por artistas.

Introduzir o período Barroco, com foco na pintura barroca valorizando as obras de Caravaggio.

Ampliar a reflexão da representatividade na mulher no campo das artes e consequentemente histórica e contemporaneamente.

Apresentar uma arte em especial, um autorretrato da pintora Artemisia Gentileschi e a partir dela desenvolver um trabalho prático vinculando a ideia do autorretrato com as fotos selfies.

O FAZER ARTÍSTICO NA ARTE CONTEMPORÂNEA E SUAS RELAÇÕES.

aula – O fazer artistico

Indicado:

Adolescentes ou adultos

Tempo de duração: aulas em formato EAD são baseados no interesse individual.

Nível 1: leitura do texto base + vídeos = 1 horas

Nível 2: leitura do texto base + vídeos + leituras complementares(saiba mais) = 2 horas

Nível 3: leitura do texto base + vídeos + 1 atividade prática (brainstorming) + leituras complementares = 3horas

Nível 4: leitura do texto base + vídeos + 2 atividades práticas + leituras complementares = 4horas

Nessa aula iremos introduzir o conteúdo dos processos de criação, trazendo ideias e conceitos sobre a criatividade.

Analisar o trabalho de um artista contemporâneo (Alex Grey) e refletir sobre sua complexidade, sua linguagem e contexto cultural. Abrindo um espaço de reflexão, crítica e criação.

Contextualizar e praticar a técnica do brainstorming (tempestade de ideias).

Vincular ao processo criativo os vínculos culturais e aspectos pessoais de cada indivíduo na criação.

Valorizar as interfaces e apresentar algumas linguagens como por exemplo escritores, cantores, pensadores, etc.

Na atividade prática pretendo estimular o estudante a pesquisa e a autopesquisa, a estabelecer vínculos com referências que são importantes para ele e poder observar como ele é influenciado por suas experiências, cultura e sentimentos.

A ESTESIA COMO FERRAMENTA EVOLUTIVA NUMA SOCIEDADE EM TRANSE

https://youtu.be/FKN_7IXvyyU

Indicado:

Adolescentes ou adultos

Tempo de duração: 12 minutos

A arte como ferramenta evolutiva! Já pensou nisso? Como está sua capacidade de emoção? Sabe o que é estesia?


São só 12 minutos de novas ideias. Confiram!

Aulas para crianças…

AULA 1 E 2 – BOTÂNICA

aula – Botânica, aula 1 e 2

Indicado:

Crianças. A partir de 6 anos, com pais ou tutor. A partir do 8 anos, com pais, tutor ou individual.

Tempo de duração: aulas em formato EAD são baseados no interesse individual.

Nível 1: leitura do texto base + vídeos = 1,5 horas

Nível 2: leitura do texto base + vídeos + atividades práticas = 2,5 horas

Nível 3: leitura do texto base + vídeos + atividades práticas + revisão e avaliação = 3 horas (recomendado)

Nessa aula de forma lúdica e criativa trazemos o universo da botânica de forma artística e interativa.

Introduzir o conceito de botânica e as partes iniciais, sementes e raízes.

Atividades relacionadas as cores, poesia, música, dança.

Momento de avaliação e revisão.

Na atividade prática pretendo estimular o estudante a busca pelos vínculos do conteúdo apresentado na sua própria casa e também praticar a fotografia, com a possibilidade do uso positivo do aparelho celular para atividade de ensino.

SOBRE MIM

Me chamo Cintia sou artista plástica e arte-educadora. Os pilares didáticos estão baseados na arte-educadora Ana Mae Barbosa.

A arte ensina através dos sentidos, do sensível, despertando a cognição de forma sutil e instigante.